Seus dentes precisam mais do que escovação.

Saúde Saúde Bucal

Muitas doenças podem interferir na beleza do seu sorriso. A boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias e não pode ser tratada de forma isolada. É importante que ao cuidar de um paciente o dentista leve em consideração todo seu histórico médico, uma vez que corpo humano funciona de forma interligada: assim como as doenças bucais podem afetar outros órgãos, disfunções que se manifestam em diferentes áreas do organismo também podem trazer consequências negativas para a saúde bucal.

Doença-boca

PESSOAS COM DOENÇAS SISTÊMICAS DEVEM RECEBER CUIDADOS MULTIDISCIPLINARES
Pacientes com comprometido sistêmico precisam de um atendimento abrangente e multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, como cirurgião dentista. Muitas são as enfermidades que podem afetar seriamente a saúde bucal: Diabetes, Lúpus Eritematoso e até doenças hematológicas, como leucemia, são algumas delas.

diabetes-itaberaba

DIABETES PODE AUMENTAR CHANCES DE DOENÇAS BUCAIS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Além da probabilidade de desenvolver doença renal e outras complicações para o organismo, o diabetes pode levar a um aumento das chances do paciente ter algumas alterações ou doenças como a gengivite, periodontite e candidíase bucal.

anemia-tratamento

ANEMIA TAMBÉM SE MANIFESTA NA BOCA
A anemia é uma deficiência que afeta a produção de hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Segundo Denise, a anemia pode ter várias causas, e os sintomas não são característicos apenas dessa doença ou condição. No ambiente bucal, os indícios mais comuns são feridas recorrentes e que demoram a cicatrizar (queilite angular) nos cantos da boca, ardência e aumento da ocorrência de infecções.

candidiase-oral-hiv

HIV FAVORECE O APARECIMENTO DE INFECÇÕES
Os portadores do vírus HIV, de acordo com o estágio de imunossupressão (redução da eficiência do sistema imunológico), podem apresentar facilidade para desenvolverinfecções causadas por fungos, como a candidíase oral e herpes bucal. Essa condição predispõe a ocorrência de outras doenças concomitantes que podem ser graves, como o Sarcoma de Kaposi.

RESPIRAR PELO NARIZ OU BOCA QUAL É A MANEIRA CORRETA_

RESPIRAR APENAS PELA BOCA PODE TRAZER COMPLICAÇÕES
Doenças respiratórias podem causar danos para a saúde bucal, uma vez que com as vias nasais obstruídas, o paciente passa a respirar pela boca, o que resseca a cavidade oral. “Respirar pela boca traz consequências para o desenvolvimento da mordida (oclusão) e diminuição do fluxo salivar, o que também pode levar a um aumento da ocorrência de cárie”

dentista-itaberaba-tratamento-bucal

NA DÚVIDA, BUSQUE UM PROFISSIONAL
O tratamento para cada problema vai depender do estado bucal e da condição do paciente, por isso, é importante uma equipe multidisciplinar para o pleno cuidado das pessoas com disfunções sistêmicas. Achou que tem algo de estranho na sua boca? Não se desespere e procure um dentista. Os sintomas de muitas doenças, algumas graves e outras nem tanto, podem ser semelhantes e só um profissional de saúde pode fazer essa diferenciação.