O que a infecção generalizada realmente faz com o corpo? Por que é tão grave?

Saúde

Quando uma infecção se torna generalizada, ou seja, se espalha por todo o corpo, pode atingir a corrente sanguínea e outros órgãos, provocando a sepse (ou septicemia), problema sério e que, em casos graves, pode levar à falência de múltiplos órgãos e, consequentemente, à morte.

Sepse é uma reação do organismo a uma agressão, normalmente de origem infecciosa, que fica muito intensa e leva a uma série de alterações no corpo que pode atingir vários órgãos e sistemas.

Como a infecção generalizada afeta o corpo

coracao no corpo 216 400x600© yodiyim/Shutterstock coracao no corpo 216 400×600

Piora o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, como cérebro, coração e rins;

Forma coágulos de sangue nos órgãos e membros como braços, pernas, dedos das mãos e dos pés, levando a diferentes graus de falência de órgãos e morte de tecido (gangrena);

Aumenta a temperatura corporal, gerando febre acima de 38º ;

Aumenta a frequência cardíaca para mais de 90 batimentos por minuto;

Diminui significativamente a produção de urina;

Diminui a contagem de plaquetas.

Como ocorre uma infecção generalizada

hospital internacao doenca apoio 0917 400x800

Na maioria das vezes a infecção generalizada acomete pessoas internadas. Pessoas em unidade de terapia intensiva são especialmente vulneráveis ao desenvolvimento de infecções, que podem levar à sepse.

Uma sepse leve normalmente é controlada, mas a taxa de mortalidade em casos mais avançado é de quase 50%. Além disso, um episódio de infecção generalizada severa pode deixar o indivíduo mais suscetível a futuras infecções.