Olho vivo! Separamos 9 dicas para manter as rugas longe da pele ao redor dos olhos

Mesmo sendo motivo de preocupação, as rugas podem ser tratadas e prevenidas. Com o tempo, é inevitável que elas apareçam, mas é possível retardar esse processo e suavizar as já existentes com uma série de dicas, que você confere seguindo os slides.

O primeiro passo para prevenir e reduzir as rugas e os pés de galinha é o uso do filtro solar, já que a exposição ao sol sem os devidos cuidados acelera o envelhecimento precoce da pele. Além da questão estética, o filtro também é importante para a prevenção do câncer de pele.Dê preferência a um protetor específico para rosto. Aplique pela manhã e reaplique na hora do almoço, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Os cuidados devem ser mais intensos em dias de grande exposição solar, como na praia ou na prática esportes ao ar livre. Uma outra dica é utilizar óculos escuros com lentes que filtram os raios ultravioleta.

A melhor maneira de prevenir rugas é hidratar a pele, tanto com cremes quando com a ingestão de bastante água. Aplique um hidrante facial diariamente, até duas vezes ao dia. Lembre-se que as rugas parecem piores do que são quando a pele está ressecada, por isso, invista na hidratação!

A pele ao redor dos olhos é mais fina e sensível, e por isso merece um cuidado especial. Use produtos específicos para essa região, pois alguns hidratantes comuns podem ter ativos que irritam a área dos olhos. Fique ligada também na hora ideal para usar os produtos, já que alguns são para uso noturno e outros para uso diurno, com diferenças tanto nos ativos quanto na textura.

Um outro ponto é investir em um creme antirrugas, que normalmente já é indicado a partir dos 25 anos. Produtos voltados para a região ao redor dos olhos tendem a ser mais encorpados e com substâncias que ajudam no rejuvenescimento da pele.

Como já foi dito, a pele ao redor dos olhos é bastante sensível e, por isso, deve ser tratada com gentileza. Na hora que for passar o creme não esfregue nem pressione a área, pois esses movimentos podem danificar a pele. O mesmo vale para a retirada da maquiagem, que também deve ser feita de forma suave, sem puxar a pele.

A massagem na região dos olhos é ideal para diminuir a tensão, relaxar a musculatura e ainda ajuda a minimizar algumas linhas de expressão. Massageie a área de forma suave e com uma leve pressão, começando do canto interno da pálpebra superior para o externo. Em seguida, vá para a parte inferior e repita o movimento, de dentro para a fora. Para finalizar, dê leves batidinhas com a ponta do dedo.

Retirar a maquiagem antes de dormir é fundamental e, como sempre, a área dos olhos merece atenção redobrada. Quando a maquiagem for à prova d’água, o ideal é investir em demaquilantes bifásicos, que retiram esse tipo de cosmético com mais facilidade, sem necessidade de esfregar a região, o que pode provocar vermelhidão, inchaço e inflamação.

Movimentos faciais, como forçar ou contrair os olhos e franzir a testa, quando repetidos ao longo do tempo, ajudam no surgimento de rugas, principalmente nos cantos dos olhos e na testa. Por isso, evite movimentos desnecessários e policie-se para não tencionar a área.

O cigarro prejudica a circulação sanguínea, compromete a nutrição e oxigenação da pele e prejudica a produção do colágeno. Assim, fumar resseca a pele, causa flacidez, rugas e olheiras, sem falar nos problemas de saúde. Além disso, quem fuma tem o hábito de contrair repetidamente o músculo orbicular, para evitar que a fumaça entre nos olhos, movimento que também contribui para o aparecimento de rugas.

+ Informações