Dor na garganta, febre e manchas pelo corpo são os primeiros sintomas da Escarlatina

No início uma dor na garganta e febre alta, e em seguida pintinhas vermelhas pelo corpo. Esses são os primeiros sintomas da Escarlatina, doença infectocontagiosa provocada por uma bactéria que atinge, em sua maioria, crianças e adolescentes.

Essa é uma infecção bacteriana, transmitida de uma pessoa para outra, seja através da tosse, da saliva ou espirro, por isso todo cuidado é pouco. O período de incubação pode durar até quatro dias, ou seja, a pessoa contaminada pode apresentar os primeiros sintomas só depois de alguns dias. O que aumenta a proliferação da bactéria de forma rápida.

A escarlatina é mais comum em crianças a partir dos 5 anos, mas os adolescentes também estão entre os mais contaminados. O tratamento é feito com antibióticos e normalmente a indicação é a Benzetacil ou o Cefalotina, mas ambos só podem ser prescritos por um médico. O tratamento precisa ser feito com todo cuidado, e iniciado logo que os sintomas aparecem.

O ciclo da doença pode chegar a uma semana, e os sintomas podem ir variando nesse período, entre eles o aumento das manchas vermelhas pelo corpo, passando do pescoço e peito para o resto do corpo, descamações na virilha e em torno das mãos. Também podem ocorrer desconforto abdominal, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, vômitos e língua inchada e mais vermelha.